Governo quer tirar a liberdade do TCU

"Não pergunte o que o país pode fazer por você mas, o que você pode fazer por seu país!" John F. Kennedy (ex-presidente dos EUA)








Caros amigos e inimigos leitores,




A movimentação do governo em retirar o ministro do TCU Augusto Nardes - que é relator das contas de 2014 de Dilma - mostra o desespero e o destempero do PT em ter as contas da presidente Dilmá rejeitadas. 
Caso as contas  de d2014 da presidente Sapiens sejam rejeitadas, não só abrem caminho para o impeachment mas, também reforçam os pedidos de cassação da presidente já protocolados na Câmara, inclusive o que foi apresentado pelo jurista Helio Bicudo.
Já o ministro Augusto Nardes afirma que a decisão do governo em querer o afastamento do ministro do caso é uma tentativa de cercear a liberdade do TCU.






O ministro reiterou que não adiantou seu voto para ninguém - a não ser para os ministros da corte - conforme prevê o regimento interno do Tribunal de Contas da União. "Estou tranquilo, não divulguei nada. Se houve conhecimento prévio pela imprensa, não foi por mim. Além disso, essa matéria (sobre as pedaladas fiscais) já foi julgada pelo ministro José Múcio, e veio a público seu voto". comentou Nardes.
A tentativa de afastar o ministro Augusto Nardes do julgamento das contas, é como querer trocar o juiz de um jogo de futebol por parte do time que está perdendo.







Quando foi questionado de como recebeu a notícia de ser alvo de processo da Advocacia Geral da União (AGU),  Augusto Nardes disse que em vez de responder o questionamento a respeito das contas de 2014 da corte, o governo passa a atacá-lo, "Isso é tentar cercear a liberdade e cercear o Tribunal. É tentar evitar de se discutir uma matéria que toda a sociedade tem que saber. É um cerceamento de liberdade", afirmou o ministro.
Nardes tem razão, uma vez que o governo não aceita críticas, nem opinião contrária a dele. Segundo o ministro, a movimentação do governo não  muda o calendário da votação das contas que está marcada para a Quarta feira. A movimentação do governo é lamentável.




Augusto Nardes divulgou nota sobre o assunto, leia a íntegra:


"O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), repudia as declarações do Advogado-Geral da União divulgadas pela imprensa acerca de sua atuação na relatoria do processo de apreciação das Contas de Governo do exercício de 2014.
Esclarece, em relação à sessão prevista para 7 de outubro, que não antecipou sua opinião final acerca da apreciação dessas contas. Apenas disponibilizou, na quinta-feira passada, minuta de relatório e do parecer prévio aos demais ministros, uma vez que o Regimento Interno do TCU exige que a distribuição dessas peças aos seus pares se faça em até cinco dias antes da data da sessão.
Eventuais declarações coletadas junto à imprensa estão relacionadas a acórdãos públicos já prolatados pelo TCU, a exemplo do Acórdão 825/2015 - TCU-Plenário, que tratou de adiantamentos realizados pelos bancos oficiais para cobertura de despesas da União com programas sociais, e do Acórdão 1.464/2015 - TCU-Plenário, sobre a análise preliminar das contas de governo, no qual o tribunal comunicou ao Congresso Nacional que as referidas contas não estavam em condições de serem apreciadas naquele momento, em virtude dos indícios de irregularidades constatados que demandavam a apresentação de contrarrazões por parte da Presidente."



Devido a censura velada Brasil, sou obrigado a alertar a todos que o blog não se responsabiliza pelos comentários dos leitores, os quais são de total responsabilidade de quem os escreve. Avisando ainda aos internautas que xingamentos e críticas são passíveis de punições judiciais.




Blog Opinião do Franco Barni, há dois anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!





*Franco Barni (MTB 29.942)





*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui









© 2014 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva





Nenhum comentário :