A Olimpíada da Vergonha e a jogada de Marketing

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos sem caráter, dos sem ética...o que me preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King







Caros amigos e inimigos leitores, 




Amanhã, sexta feira, 5 de agosto de 2016, terá início na cidade brasileira do Rio de Janeiro, a Olimpíada da Vergonha. Mas porque digo que é a Olimpíada da Vergonha?
Por que enquanto se gastou bilhões para as reformas para adequar o Rio de Janeiro para que a cidade receba os jogos, a Saúde no Brasil está quebrada,com pessoas sem leito, morrendo nas filas dos hospitais, UTIs com pacientes no chão e mulheres que vão aos hospitais porque entraram em trabalho de parto, com a intenção de verem seus filhos nascerem com segurança em um hospital, acabam vendo o nascimento de seus filhos acontecerem nos banheiros e nas calçadas, o momento que é para ser de alegria, acaba sendo o da humilhação. Humilhação, não porque seu filho está nascendo mas sim pelo tratamento e o descaso na Saúde porque o governo dá prioridade as Olimpíadas e a Copa do Mundo em vez de investir os mesmos bilhões gastos na Saúde, Educação e infraestrutura.







No momento em que as Olimpíadas e a Copa do Mundo recebem - ou receberam - críticas sobre a conveniência de sediar estes eventos, ai apelam apelam para o legado  e os frutos que estes dois eventos deixam ao país. Mas o que eu vejo, é o legado das obras faraônicas e a dívida que sobrará ao povo brasileiro que vê a Saúde, Educação e infraestrutura mergulhadas no caos e no abandono, Ciclovias sendo arrastadas por ondas, desemprego por causa de pedaladas fiscais, a criminalidade aumentando por causa da falta de segurança.
As olimpíadas acontecem, enquanto o Brasil está mergulhado na crise econômica, no caos político e paralelamente a uma presidente que está às vésperas de perder seu mandato.
Enquanto as Olimpíadas  vão acontecendo, parece que perde seu encanto, enquanto o desemprego no Brasil, segundo informações do IBGE está em 11,2%. Para ler mais sobre a taxa de desemprego, clique aqui!







As olimpiadas e a Copa do Mundo tem em comum o gosto amargo para o povo Brasileiro. Não por causa da derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha e não pelo resultado das Olimpíadas que o país terá.  Será sim pelo custo social, pela dívida que será paga por cada brasileiro. Estes eventos no Brasil são fora de hora por que o país tem outras prioridades como os problemas na Saúde, Educação entre outros que são muito mais importantes do que sediar estes eventos que estão sendo usados para  Marketing pessoal do ex-presidente petista e da presidente afastada.
As olimpíadas e a Copa do Mundo, são eventos da vergonha, não pelos resultados do Brasil nestes eventos, mas porque mostra nas entrelinhas para o mundo que para o país é mais importante sediar as olimpíadas e a Copa do mundo, do que resolver os graves problemas na Saúde (veja a grave epidemia do Zika virus), Educação, Infraestrutura, independente do custo que será para a sociedade brasileira. 
Estes eventos são a vergonha para o povo brasileiro porque mostram que é mais importante A Olimpíada e a Copa do Mundo do que o bem estar do povo Brasileiro.







Quem merece as medalhas das olímpiadas é o cidadão brasileiro,pela sua garra e criatividade em contornar a crise, o desemprego para sobreviver e pagar suas contas, enquanto temos a nítida impressão de que os governantes olham para o outro lado para não enxegar os problemas do Brasil e querer que a todo o custo mostrar um Brasil que ainda não existe, que ainda não é de primeiro mundo....um Brasil onde infelizmente ainda existem injustiças sociais, Onde o cidadão  desempregado, que num momento de puro desespero, roubou um pote de manteiga para matar a fome do filho é preso, enquanto quem comete crime do colarinho branco, corrupção tem prisão especial com todo o conforto, ou fica preso em casa, não tem uma punição a altura. A injustiça social do cidadão que para ter uma medicação cara e de uso contínuo a qual sua saúde e sua vida depende do uso deste remédio deve entrar na justiça,enquanto o cidadão de posses que pode pagar um plano de Saúde que  oferece os melhores médicos, e o que não pode, usa os hospitais públicos e que às vezes morre na fila de atendimento da emergência. A Saúde virou luxo quando não deveria ser.





Vamos em frente ver a Olimpíada da Vergonha acontecer e aqui deixo algumas perguntas: Até quando vamos engolir seco e aceitar estes desaforos e estes tapas na cara? Até quando vamos suportar que dinheiro para estádios bilionários, e obras faraônicas para as olimpías existe e para a Saúde, Educação, Segurança ficam nos enrolando? Até quando seremos reféns desta política do Deus dará? Até quando prezado Leitor? Até quando aguentaremos falsas promessas?Como bem disse a Senadora Ana Amélia, se há dinheiro para construir Arenas, deve ter também para as necessidades da população.Veja abaixo o vídeo da senadora Ana Amélia comentando o assunto:













Blog Opinião do Franco Barni, há dois anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!










Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni (MTB 29.942)

*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2016 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva


Nenhum comentário :