O retorno da doação de empresas para a campanha política

O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade." Oscar Wilde







Caros amigos e inimigos leitores,




Ao ler a edição de hoje do jornal o Estado de São Paulo,uma notícia  chamou a minha atenção. A notícia com o título "Parlamentares articulam volta de doação de empresa".
De acordo com a notícia, deputados e senadores querem ressuscitar o financiamento de empresas para a campanha devido a dificuldade de arrecadação nas eleições atuais. Oficialmente, as empresas tem a proibição de doar pela primeira vez desde 1994.
A materia informa ainda que o movimento iniciou em agosto quando os parlamentares perceberam que as doações de pessoas físicas foram bem menores que o o esperado. Segundo a notícia 28% dos 16.356 políticos que disputam as 5.568 prefeituras do país não arrecadaram um centavo sequer.







Talvez se faça necessário criar uma legislação rígida. As empresas teriam um valor X para doar e este valor ela poderia doar para um partido ou repartir o valor permitido por lei a mais de um partido.
Mas uma coisa é certa, não podemos ter leis mirabolantes e sim leis que não sejam complicadas e que não tenham brechas que não tenham margens para o duvidoso.
Muita coisa na política nacional precisa mudar e a lei de doação é uma delas. Vamos ver no que dá. Particularmente sou contra a doação das empresas, sou favorável a campanhas baratas sem a transfomação das campanhas em shows de pirotecnia.

Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!













Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni (MTB 29.942)

*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2016 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva

Nenhum comentário :