A PEC 106/15 prevê redução no número de parlamentares

"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre." Oscar Wilde









Caros amigos e inimigos leitores,


Os que acompanham o blog, sabe que venho comentando em alguns artigos o quanto considero benéfico em meu ponto de vista, a redução no número de parlamentares no Brasil, principalmente no que se refere ao corte de gastos.








O site da revista Veja, na seção Radar On-line tem uma nota com o titulo"Proposta de redução no número de parlamentares recebe cerca de 800 mil assinaturas" comenta que a proposta do Senador Jorge Viana que tem como objetivo reduzir o número de senadores de 81 para 54 e o número de deputados de 513 para 386, recebeu 856.988  e (até o momento que escrevo o presente artigo) apoios na plataforma online do senado que se chama 'e-cidadania'. 
A nota comenta que esta proposta foi a que mais atraiu internautas até o momento e que até o momento contou com 5.43manifestações contrárias a proposta (até o presente momento que escrevo o artigo. Para ver a Proposta de Emenda à Constituição número 106 de 2015 e votar, clique aqui!









Em meu ponto de vista, o efeito da redução no número de deputados e senadores seria altamente benéfico aos cofres públicos, uma vez que - mesmo que em tese - a redução no número de parlamentares pode representar cortes nas despesas do governo. Em poucas palavras a proposta do senador Jorge Viana o corte no senado seria de 27 senadores (81-54 = 27). Já na Câmara dos Deputados a redução de 513 para 386 significa uma redução de 127 deputados.
Agora, o que não dá para entender é o seguinte: O falecido deputado Clodovil Hernandes apresentou durante o exercício de seu mandato a PEC (Proposta de Emenda a COnstitução) 250 que tem - ou pelo menos tinha - como proposta reduzir o número de deputados dos atuais 513 para 250. Assista ao vídeo abaixo com o discurso do então deputado Clodovil Hernandes falando sobre a redução no número de parlamentares:POr




Mesmo não sendo uma redução que eu considero em minha modesta opinião ideal, já seria um avanço. Pergunto aqui: Quais serão as razões para que esta PEC não tenha sido votada até hoje? Para ler o artigo a respeito clique aqui!
É engraçado ouvir do governo falar sobre o possível aumento na carga tributária e a possível criação de novos impostos sendo que ele não faz a lição de casa que é cortar os seus gastos. Ele não corta suas despesas e aí apresenta a conta ao cidadão que aceita e não reclama, não protesta, aceita isso passivamente.
Digo mais,  arrisco dizer que a redução no número de parlamentares e o corte de gastos do governo só vai acontecer quando o brasileiro perceber que é pressionando com abaixo assinados, realizando manifestações - obviamente dentro da lei e da ordem para não perder a razão - e cobrando o governo e os parlamentares para que ele reduza o número de parlamentares, corte as mordomias e benesses dos congressistas, além de uma redução salarial para valores realistas e condizentes com a realidade do Brasil. Veja o vídeo abaixo com a matéria sobre o Congresso mais caro do Mundo!


O dinheiro que sobrar - e não vai ser pouco não - destes cortes, podem ser investidos em Saúde, Educação, Infraestrutura entre outros. Me pergunto quando as pessoas vão perceber que as mudanças acontecem quando o cidadão se une e dentro da lei, da ordem e da licitude é que as mudanças acontecem? Para ler o artigo As reformas do governo devem começar dentro do Governo, clique aqui!
Prezados leitores, precisamos com urgência refletir sobre o assunto e não basta pensar é preciso que  os brasileiros de bem se reúnam para que fazer as cobranças necessárias para mudar nosso Brasil para melhor. É urgente!



Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!







Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni (MTB 29.942)

*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2016 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva




Nenhum comentário :