Algumas reflexões sobre a Lava Jato

"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre." Oscar Wilde







Caros amigos e inimigos leitores,


A Lava Jato desde seu início tem sido surpreendente por revelar um esquema de corrupção complexo e vem mostrando a profundidade deste esquema.
Mostrou também que este esquema de corrupção não se restringe apenas ao partido X ou Y, A ou Z mas que é um todo. Na verdade, em meu ponto de vista, chega a ser chocante para nõs cidadãos de bem, saber a complexidade e a dimensão deste esquema. 
Me pergunto ainda o que estar por vir como resultado das investigações que estão em andamento e se este esquema é maior do que foi revelado até o momento.
Uma coisa louvável e que todo o cidadão espera que aconteça é que a Justiça seja feita e que esta mesma Justiça dê uma pena adequada e sob medida aos que estão comprovadamente envolvidos neste que até o momento é o maior esquema de corrupção que foi descoberto no Brasil. 
Além disso, o mesmo cidadão de bem que quer uma punição rigorosa dos culpados, quer que todo o dinheiro desviado seja recuperado e devolvido aos cofres públicos, as empresas que sofreram os desvios.
Uma matéria do jornal o Estado de São Paulo do dia 15 de setembro de 2015 comenta que a Corrupção a corrupção desvia R$ 200 bilhões por ano. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui!






Ora, se existe esta informação, torço para que a Lava-Jato continue fazendo seu valioso trabalho a favor do Brasil e recupere esse dinheiro. Se a lei permite que os bens dos responsáveis por estes desvios sejam bloqueados para responder pelos valores que cada um deles desviou. Obviamente que tudo isso deve ser feito dentro da lei.
O que nenhum de nós brasileiros de bem aceita é que nosso suado dinheiro seja desviado por gente mal intencionada e que está lá fazendo malfeitos. Estes devem ser punidos com o rigor da lei.
Hoje existe a Delação Premiada e os envolvidos que assinaram o acordo fizeram sua parte e aqui cabe um comentário. 
Mesmo eles provando o que disseram em delação premiada, deveriam cumprir suas penas presos e não em apartamentos de luxo com vista em parques maravilhosos coisas assim. Em meu ponto de vista, penas brandas não deveriam ser dadas mesmo a quem fez delação premiada.
Aliás, a Força-tarefa da Lava Jato devolve R$ 204,2 milhões para a Petrobras -  para ler a respeito, clique aqui! - Achei ótimo porque mesmo que aos poucos, o dinheiro está sendo recuperado e devolvido. Mas não podemos nos acomodar.
Ontem no Rio de Janeiro, houve comemoração por causa da Prisão do ex-governador. Sei que soa como vitória mas não podemos desviar do foco para não nos sentirmos frustrados depois. Para ler mais a respeito, clique aqui!
Devemos exigir que comprovada a culpa de quem fez coisas malfeitas, a punição a altura e cabe ao povo pressionar para que os culpados sejam punidos de acordo com a lei.











Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!










Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni (MTB 29.942)

*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui





© 2016 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva


Nenhum comentário :