O fim do Foro Privilegiado pode ser votado hoje

"O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade." Oscar Wilde



Para ser um país justo, o Brasil não pode ter privilégios para uma minoria





Caros amigos e inimigos leitores,




Está previsto para ser votado hoje, quarta-feira (16) Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)10/2013 (Clique no link ao lado para saber mais sobre a PEC) que retira o foro privilegiado de políticos, autoridades brasileiras - incluindo o presidente da República - nas infrações penais comuns.
O relator da proposta,senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)calcula que cerca de 22 mil o número de autoridades que tem algum privilégio de foro por conta da função que ocupam no país.







Aliás a existência do foro privilegiado dá a sensação de que a impunidade é dominante no país e, por este motivo entre outros, é que sou totalmente a favor do fim do foro privilegiado para as autoridades e políticos. Devo dizer também que sou totalmente a favor de que o cidadão se manifeste a respeito e deixe claro aos nossos representantes de que a socidedade exige o fim do foro privilegiado.






Afinal, estas autoridades, os políticos, entre outros que possuem o descabido e famigerado foro privilegiado, não podem ser - como não o são - seres especiais de outros planetas que estão acima da lei e do bem e do mal e, por isso, a lei também deve valer para eles e que caso seja necessário, que sejam investigados e que a justiça siga todos os ritos da lei e caso a justiça entenda que o politico X, a autoridade Y devem ser punidos que assim seja. 
O que é inaceitável, é  ver cidadão X que está na política que tenha feito o errado, se esconda atrás de um cargo que tenha foro privilegiado com a clara intenção de  fugir da justiça. Se um brasileiro faz algo errado, responde na Justiça e se esta entender que o cidadão X fez de fato algo errado, este cidadão responderá. Então porque estas chamadas autoridades devem ter tratamento diferenciado? Nâo concordo! Evidentemente que nenhum brasileiro vai aceitar o tal Foro Privilegiado.
Digo mais, quem é correto e respeita as leis, não irá fazer nenhuma diferença se como autoridade ou político, existe ou não o Foro Privilegiado porque este cidadão não vai temer a lei.
Vejo com bons olhos o fim do Foro Privilegiado, porque em meu ponto de vista, sem este privilégio poderemos ter mais transparência no trato entre autoridades e o cidadão.





Está na hora de termos mudanças profundas no Brasil e que estas sejam para melhor. As leis devem proteger o cidadão de bem e exemplar e punir quem não as respeita! É o correto.Mesmo porque se queremos um país justo, O Brasil não pode oferecer privilégios a uma minoria.
Torço para que a PEC 10/2013 seja aprovada e que aqui comece um novo Brasil. Para ler a notícia em detalhes, clique aqui!


Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!








Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni (MTB 29.942)

*Franco é jornalista há 20 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui







© 2016 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva


Nenhum comentário :