A censura não cabe mais em nosso tempo

"O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas". Martin Luther King











Caros amigos e inimigos leitores,




Vou comentar um fato que virou notícia e, este fato, está com cara de ter sido censura. Explico: É que segundo notícia publicada no site do jornal Folha de São Paulo, A pedido do Palácio do Planalto, a justiça de Brasília censurou reportagem do jornal citado, a respeito de uma tentativa de extorsão sofrida pela primeira-dama Marcela Temer no ano passado.
Uma liminar concedida pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, impede que o jornal Folha de São Paulo publique informações sobre a tentativa de um hacker de chantageá-la no ano passado. O pedido menciona também o jornal "O Globo", cujo o site publicou  uma reportagem sobre o assunto. Para ler a matéria sobre a ação da Justiça que impediu a publicação da notícia, clique aqui!
Ora, nenhum jornal vai publicar uma notícia com fatos não merecem a atenção dos leitores como a intimidade das pessoas, sejam elas quem forem, vão falar a respeito de um fato, no caso apenas do processo. Concordam?






Particularmente, concordo com uma matéria da mesma Folha de São Paulo que tem o título "Censura à Folha é inconstitucional, dizem professores de Direito".(Clique no título da matéria para ler a reportagem a respeito do assunto).
Em linhas gerais, esta matéria comenta que no ponto de vista de especialistas em direito constitucional, a decisão do juiz de impedir a publicação do caso da primeira dama, viola o que diz a Constituição brasileira que em um de seus artigos assegura a liberdade de expressão. 





Realmente a Constituição garante a liberdade de expressão. Sou a favor da liberdade de expressão mas, desde que exercida com responsabilidade e qualidade, sem ofender ao próximo.
Ainda de acordo com a matéria - Censura à Folha é inconstitucional, dizem professores de Direito - o professor do curso de direito da Fundação Gentúlio Vargas Joaquim Falcão, diz o seguinte:"Trata-se de uma decisão que tem como consequência a dupla censura; Ofende duplamente direitos. O Direito da imprensa de informar e o direito do leitor de ser informado".
Considero inadmissível o impedimento da reportagem porque todos têm o direito de ser informados como a imprensa tem como papel levar a notícia a seus leitores.
Como foi muito bem colocado na reportagem pelo professor de direito Joaquim Falcão comenta que que a punição deve ser dirigida ao hacker e não ao jornal, mesmo porque, os veículos de comunicação devem cumprir o seu papel que é divulgar os fatos e o cidadão tem direito de ser informado.
Como bem colocou o presidente da OAB, Claudio Lamachia a Censura à Folha é desrespeito a liberdade de imprensa. Para ler a notícia na íntegra, clique aqui!
Certamente, qualquer tipo de ação que impeça a liberdade à informação merece o repúdio não só da imprensa brasileira - ou de qualquer parte do mundo - mas o cidadão deve também se manifestar contrário a censura pois é o seu direito a informação está sendo bloqueado.
Não podemos em pleno século XXI, aceitar que o cidadão e a imprensa sejam tratados com total desrespeito e impedidos de ter acesso a uma notícia. 
Enfim, é preciso impedir ações que prejudiquem quem trabalha de maneira séria na imprensa e que o direito à informação do leitor seja respeitado e preservado. 
Uma última informação é que na segunda-feira(13) a Folha de São Paulo recorreu da decisão do juíz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.



Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!












Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva










Nenhum comentário :