A missão do novo relator não é nada fácil

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário"! George Orwell (Escritor e Jornalista)



Ministro Luiz Edson Fachin é o novo relator da Operação Lava Jato







Caros amigos e inimigos leitores,



Luiz Edson Fachin foi o escolhido para a relatoria dos processos da Operação Lava jato no Supremo Tribunal Federal (STF).
A escolha do ministro para a relatoria, foi por sorteio eletrônico - mesmo tendo uma discussão nada consensual no que se refere aos procedimentos regimentais mais adequados para o caso - traz a esperança e a grande expectativa de que se mantenham os padrões de rigor, isenção e o cumprimento da lei.








É certo que as leis brasileiras tem falhas e estas precisam ser corrigidas, e para que isso aconteça, se faz necessário que os legisladores sejam cobrados e pressionados para que as leis sejam aperfeiçoadas corrindo tais falhas e, que acima de tudo, que as leis sejam aplicadas.
Seja qual fosse o relator escolhido - no caso foi o ministro Fachin - terá uma missão difícil pela frente,  porque sua missão é conduzir o caso mais importante do país e Fachin assume a relatoria da Operação Lava Jato, em meio à grande pressão popular por celeridade e punição a políticos corruptos.
O que se espera em resumo do novo relator, é que a punição seja aplicada aos que forem de maneira comprovada culpados e que as investigações aconteçam sem maiores problemas.






Fachin, foi um dos que votou a favor da possiblidade de prisão após a condenação criminal em segunda instância. Esta decisão do STF mudou o entendimento anterior que previa o cumprimento da pena após esgotados todas as possibidades de recursos, o que dava a sensação de impunidade. Para ler a matéria a respeito da escolha do Ministro Fachin como relator, clique aqui!
Enfim, a escolha do novo relator foi feita e, a partir de agora, o que se espera é que ele desenvolva o trabalho dele de maneira neutra e analisando os casos da Operação Lava Jato, sob a ótica da lei. O tempo vai dizer e confirmar se a escolha do ministro para a relatoria foi a  melhor. Vamos aguardar como o novo relator irá desenvolver seu trabalho. Veja também o comentário de Marco Antonio Villa sobre o assunto:








Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!













Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva

Nenhum comentário :