O dia em que o prefeito de São Paulo usou o ônibus

"O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas". Martin Luther King


Prefeito Jão Dória usa ônibus sem avisar, e ouve populares para saber onde melhorar o transporte público






Caros amigos e inimigos leitores,


Uma notícia que vi hoje cedo e me surpreendeu, foi saber que o prefeito de Sâo Paulo - Capital - João Dória Jr. usou  por volta das 6:00 HRS da manhã, o ônibus para se dirigir à prefeitura. O trajeto foi do terminal Capelinha até o terminal da Praça das Bandeiras na região central da capital paulista.
De acordo com as informações, ele o fez sem prévio aviso para se dar conta de como está funcionando na realidade o transporte público. O prefeito ainda conversou com populares para ter maiores informações dos usuários e saber quais são as maiores reclamações sobre o transporte público.
Nas palavras do prefeito, o serviço foi bem avaliado e teve média 7. O prefeito ainda fez questão de dizer que fez o trajeto sem avisar, para ter uma ideia melhor de como está funcionando o serviço. O prefeito ainda comentou que houveram algumas observações quanto ao horário e a frequência dos ônibus. No trajeto que o prefeito usou para chegar ao terminal Bandeira, levou 1H e 20Minutos.
Em meu ponto de vista, o prefeito fez a coisa certa em usar o transporte público para ver in loco, como está o serviço. Deve fazê-lo sem aviso prévio. A atidude de verificar como funcionam os serviços oferecidos pela prefeitura, devem ser feitos de forma aleatória e a qualquer momento pelo prefeito, seja quem for que estiver ocupando o cargo e o exemplo vale para todos os municípios brasileiros.






Deve ser feito, se efetivamente e de maneira concreta a fiscalização se reverta em benefício para os usuários que é a melhoria e o aperfeiçoamento deste ou daquele serviço.
A atitude do prefeito da capital paulista é louvável e boa, mas que seja uma constante. 
Por que considero importante o prefeito usar os serviços que a cidade oferece e sem avisar? Para que ele tenha ideia de como está funcionando e assim, poder melhorar o serviço onde realmente for necessário. Dentro de seu gabinete fica difícil ele saber quantas anda e como está funcionando o trnasporte público e onde precisa ser melhorado. Este é o caminho, o próprio prefeito fiscalizar. Quando ele um dweterminado serviço ele pode conferir se as informações que são fornecidas a ele conferem com a realidade e, além disso, pode ampliar a melhoria para coisas que não foram percebidas por outras pessoas.
João Dória Jr estuda também, tirar o serviço de cobrador. Realmente como foi comentado na matéria abaixo, em muitos países o cobrador não existe mais. O ticket é validado no terminal antes do embarque ou na máquina que existe dentro do ônibus  onde o ticket recebe o carimbo. Se for por meio de cartão magnético, a catraca pode ser liberada, por leitura,
Mas o que não pode acontecer é gerar desemprego. As empresas podem oferecer outros cargos aos cobradores, eles podem ser motoristas, fiscais ou ainda, serem deslocados para a área administrativa. É preciso resolver com inteligência e de maneira que não vá gerar mais desemprego é por isso que deve-se buscar uma solução  sábia que não prejudique os trabalhadores. Vamos ver quais serão as alternativas apresentadas. Assista ao vídeo abaixo com a matéria da Jovem Pan sobre o assunto:

O prefeito em entrevista no terminal, comentou que pretende criar um ônibus expresso para agilizar linhas como a que ele usou.








Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!













Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva


Nenhum comentário :