O dia em que o prefeito de São Paulo usou o ônibus

"O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas". Martin Luther King


Prefeito Jão Dória usa ônibus sem avisar, e ouve populares para saber onde melhorar o transporte público






Caros amigos e inimigos leitores,


Uma notícia que vi hoje cedo e me surpreendeu, foi saber que o prefeito de Sâo Paulo - Capital - João Dória Jr. usou  por volta das 6:00 HRS da manhã, o ônibus para se dirigir à prefeitura. O trajeto foi do terminal Capelinha até o terminal da Praça das Bandeiras na região central da capital paulista.
De acordo com as informações, ele o fez sem prévio aviso para se dar conta de como está funcionando na realidade o transporte público. O prefeito ainda conversou com populares para ter maiores informações dos usuários e saber quais são as maiores reclamações sobre o transporte público.
Nas palavras do prefeito, o serviço foi bem avaliado e teve média 7. O prefeito ainda fez questão de dizer que fez o trajeto sem avisar, para ter uma ideia melhor de como está funcionando o serviço. O prefeito ainda comentou que houveram algumas observações quanto ao horário e a frequência dos ônibus. No trajeto que o prefeito usou para chegar ao terminal Bandeira, levou 1H e 20Minutos.
Em meu ponto de vista, o prefeito fez a coisa certa em usar o transporte público para ver in loco, como está o serviço. Deve fazê-lo sem aviso prévio. A atidude de verificar como funcionam os serviços oferecidos pela prefeitura, devem ser feitos de forma aleatória e a qualquer momento pelo prefeito, seja quem for que estiver ocupando o cargo e o exemplo vale para todos os municípios brasileiros.






Deve ser feito, se efetivamente e de maneira concreta a fiscalização se reverta em benefício para os usuários que é a melhoria e o aperfeiçoamento deste ou daquele serviço.
A atitude do prefeito da capital paulista é louvável e boa, mas que seja uma constante. 
Por que considero importante o prefeito usar os serviços que a cidade oferece e sem avisar? Para que ele tenha ideia de como está funcionando e assim, poder melhorar o serviço onde realmente for necessário. Dentro de seu gabinete fica difícil ele saber quantas anda e como está funcionando o trnasporte público e onde precisa ser melhorado. Este é o caminho, o próprio prefeito fiscalizar. Quando ele um dweterminado serviço ele pode conferir se as informações que são fornecidas a ele conferem com a realidade e, além disso, pode ampliar a melhoria para coisas que não foram percebidas por outras pessoas.
João Dória Jr estuda também, tirar o serviço de cobrador. Realmente como foi comentado na matéria abaixo, em muitos países o cobrador não existe mais. O ticket é validado no terminal antes do embarque ou na máquina que existe dentro do ônibus  onde o ticket recebe o carimbo. Se for por meio de cartão magnético, a catraca pode ser liberada, por leitura,
Mas o que não pode acontecer é gerar desemprego. As empresas podem oferecer outros cargos aos cobradores, eles podem ser motoristas, fiscais ou ainda, serem deslocados para a área administrativa. É preciso resolver com inteligência e de maneira que não vá gerar mais desemprego é por isso que deve-se buscar uma solução  sábia que não prejudique os trabalhadores. Vamos ver quais serão as alternativas apresentadas. Assista ao vídeo abaixo com a matéria da Jovem Pan sobre o assunto:

O prefeito em entrevista no terminal, comentou que pretende criar um ônibus expresso para agilizar linhas como a que ele usou.








Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!













Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva


3 comentários :

marlene disse...

Legal!! Parece cena de filme. Mas ele faz muito bem, em agir como ele age.
Ele que tome cuidado... pois se continuar assim, acabará virando PRESIDENTE DA REPUBLICA. Rsrs

Erenir Sant' Anna disse...

Meu querido Barni. Tenho a honra de ter sua amizade. Quero que saiba. Bom,sou moradora há 45 anos em São Paulo. É minha terra, meu sustento e o de meus filhos saem dessa megalópole. Enfim, 'habemos' prefeito. Posso te dizer, desde Prestes Maia. A cidade sofreu imensos e desgastantes arrumações que tiraram dela o glamour e a referência histórica que se confunde com a do próprio Brasil. Desta vez parece que um grande construtor de caminhos está em nosso espaço. Um problema que se arrastava a mais de dois anos aqui na minha quadra, bem aonde o ponto de ônibus recebe uma quantidade enorme de usuários porque fica a uma quadra do Hospital Bosque da Saúde, numa avenida de grande porte com intenso tráfego foi resolvida com uma foto. Tirei a foto no sábado e mandei para o site da prefeitura. Na segunda-feira passada vieram e fizeram o serviço. E quantas vezes ligamos para os tais 'haddads' da vida? Nada, e se havia resposta era: "nem temos agenda para o Bosque da Saude, senhora..." Um vazamento de esgoto saindo pelo bueiro obstruídondo meio fio da calçada. Um horror. Aproveitei para falar-lhes das péssimas condições dos arredores das estações do Metrô SUL, após o Paraíso até o Jabaquara. Refugiados haitianos assaltam e uma leva impressionante de mendigos egressos do MST e os tais 'movimentos sociais' que, desamparados, nem puderam retornar aos seu lugares de origem. Muita insegurança e atropelo tem que ter um fim. Vamos ver. Estou confiante. espero mesmo, de coração e raciocínio que esse prefeito acerte a mão.

Franco Barni disse...

Erenir, concordo contigo e torço para que finalmente São Paulo tenha um excelente gestor, pois é o que São Paulo precisa. Nos 36 anos que morei na capital, não me lembro de um prefeito ter sido tão atuante desde o primeiro dia, peço desculpas por não lembrar. Estou esperançoso. Torço para que Doria cumpra pelo menos parte do que prometeu. Se ele cumprir metade, já será um feito.
Eu me sinto honrado de ter a sua amizade a qual prezo muito e só posso agradecer. Todas as participações/manifestações dos leitores aqui no blog sempre serão bem-vindas! Um grande abraço e obrigado por comentar