Voto em Lista Fechada é matar a Democracia

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é ato revolucionário." George Orwell









Caros amigos e inimigos leitores, 



Está em discussão a tentativa de implantar no Brasil o sistema de Lista Fechada. A grosso modo, o voto em lista fechada funciona da seguinte maneira: o eleitor vota nos partidos e a cúpula dos partidos eleitos vão escolheras pessoas que assumirão os cargos.
Em resumo, corremos o risco de que nosso voto se transforme em uma carta em branco para que as pessoas escolhidas pelos partidos eleitos façam o que bem quiserem. 
A lista fechada deixa a impressão de que quer blindar os políticos, além disso, a lista fechada, causa o triste impacto de que se perde a transparência. O que é totalmente anti democrático. 
Por isso, discordo totalmente da lista fechada é preciso sim que o cidadão saiba quem está sendo eleito para cobrar do político suas promessas de campanha, cobrar que ele vote e trabalhe a favor do povo brasileiro, uma vez que é a sociedade que paga os salários deles.
Será que a lista fechada tem como objetivo fazer com que a Operação Lava Jato não avance? Fica a pergunta no ar para a nossa reflexão. 
Uma boa opção para começarmos a reforma política é a implantação do voto distrital misto, que é uma alternativa melhor ao voto distrital. (clique nos links para entender como são e como funcionam os votos distrital misto e o voto distrital).

Outro ponto importante sobre a Reforma Politica é por fim ao foro privilegiado que nos dá a sensação de impunidade. Afinal, se o artigo 5º da Constituição diz que somos todos iguais perante a lei, porque ter foro privilegiado que acaba por criar castas desnecessárias?
O cidadão de bem, não precisa de foro privilegiado e não teme as leis, uma vez que as leis foram criadas para proteger o cidadão de bem.
O voto em lista fechada, serve para matar a Democracia, uma vez que a lista fechada nos impede de saber quem são os políticos escolhidos para os cargos e, muito menos saberemos de que maneira vão trabalhar pelo país. Não podemos aceitar mais esta afronta ao Brasil.





A Democracia exige transparência, onde tudo é feito as claras e o que vemos atualmente são ataques cruéis ao sistema democrático e o povo não pode mais aceitar isso. Para termos um país melhor depende de nós o povo.
Outro ponto importante da Reforma Política, é a redução no número de deputados e senadores, corte em seus privilégios que são um verdadeiro absurdo e uma afronta ao cidadão. 
Assista ao vídeo abaixo com a matéria da Jovem Pan sobre a Reforma Política:










Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!












Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva





Nenhum comentário :