Comissão do senado aprova fim do Foro Privilegiado dos políticos

"Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam". George Orwell











Caros amigos e inimigos leitores,


Na quarta-feira (26), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou o projeto que acaba com o foro privilegiado para o julgamento de políticos e autoridades.
Em resumo, o projeto acaba com o foro privilegiado de políticos e autoridades.  As únicas exceções feitas são ao presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado, durante o exercício do mandato.
Mesmo que em meu ponto de vista o foro privilegiado deveria deixar de existir também para presidente da República e os presidentes da Câmara e do Senado, da forma que foi aprovado, já é um avanço e, quem sabe mais para frente, será possível acabar com o foro privilegiado destes três cargos 











Sou totalmente favorável ao fim do foro privilegiado porque sem ele, há - pelo menos em tese - mais transparência para quem estiver no cargo. Outra coisa importante a meu ver é que diminuirá a sensação de impunidade, uma vez que caso um político eleito venha a sofrer um processo, será em primeira instância como acontece com qualquer pessoa, ao contrário de como está hoje que deputados e senadores só podem ser investigados e julgados pelo STF. 
Digo mais, uma pessoa de bem que ocupa um cargo eletivo, com certeza não irá se preocupar se o cargo que ocupa tem ou não foro privilegiado, porque uma pessoa correta não tem medo da lei.
O caminho agora é o seguinte: por ser tratar de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), o projeto precisa passar agora por duas rodadas no Senado e, em seguida na Câmara.
Se o projeto for aprovado em todas as votações, é transformado em lei por um ato do Congresso e não precisa ser sancionado pelo presidente da República. Para ler a matéria sobre o assunto, clique aqui!
Vamos torcer para que o projeto seja aprovado sem maiores problemas, o cidadão precisa participar pressionando Senadores e Deputados para a aprovação do projeto de lei que acaba com o foro privilegiado. Esse projeto, virando lei será benéfico para o país.Veja o vídeo abaixo onde Marco Antônio Villa comenta sobre o fim do foro privilegiado:   





Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!










Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva





Nenhum comentário :