O julgamento histórico de uma chapa presidencial


"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é ato revolucionário." George Orwell











Caros amigos e inimigos leitores,


Está previsto para hoje, terça-feira(4), o primeiro julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de uma chapa presidencial. Mesmo sendo um fato lamentável para a  política brasileira, o acontecimento entra para a história do país.
O julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, será marcado por disputas jurídicas entre o  relator da cassação, Herman Benjamin, e a defesa da petista e do peemedebista.






O que se tem de certo até o momento é que Benjamin pretende levar o julgamento adiante e impedir que um pedido de mais prazo pela defesa da ex-presidente seja acatado pelo plenário. 






Aqui faço uma reflexão. Na hipótese da defesa pedir mais prazo, será que não é tática da defesa da ex-presidente para adiar ao máximo qualquer julgamento da chapa Dilma-Temer? Fica a pergunta no ar!
No vídeo abaixo, o renomado jurista Yves Gandra faz uma análise sobre o julgamento da chapa. Vale a pena assistir.



Outra coisa que pode acontecer é que um dos ministros possa fazer pedido de vista do processo para analisar melhor o caso. Gostaria de questionar um fato: Por que a análise das contas da chapa não começou logo no primeiro biênio? Fica a pergunta no ar! Para ler a notícia sobre o assunto, clique aqui!
Segundo matéria que está no site do jornal Folha de São Paulo, a Chapa Dilma-Temer teve valor ilegal  R$ 112 milhões de acordo com parecer.
A matéria sobre o assunto informa logo em seu início que o vice-procurador Geral Eleitoral, Nicolao Dino, que atuou na ação de cassação da chapa Dilma-Temer no TSE, afirmou em seu parecer final que a campanha vencedora recebeu ao menos R$ 112 milhões  em recursos irregulares. Se tal fato se confirmar o TSE deve tomar a decisão cabível ao caso e seguir o que diz a lei. Para ler a íntegra da notícia sobre o assunto, clique aqui!.
Apesar de toda a polêmica que cerca o assunto, o momento histórico nacional passa, mostra que o sistema politico atual está desgastado e que não funciona.
O Brasil precisa encarar que passou da hora de se reinventar e que deve buscar mudanças profundas na política nacional buscando principalmente a transparência e a transparência na relação entre os políticos e os brasileiros.








Quando o cidadão vai perceber que o país só vai entrar nos eixos da seriedade e do crescimento do Brasil como nação quando o povo perceber que deve ser atuante e participativo na política? Quando vão perceber que por si só, os políticos não vão fazer a vontade do brasileiro?
Estamos cansados dos velhos vícios na política é preciso renovar e não votar mais nos que estão ai e que não vão trabalhar para o que foram eleitos.
Assista ao vídeo abaixo com o comentário de Marco Antônio Villa sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer:







Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!














Twitter: @FrancoBarni




*Franco Barni

*Franco é jornalista há 21 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,  escreveu no Jornal de Lins, foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva





Nenhum comentário :