Por quais razões a Ilha da Fantasia é contra o Socialismo?

"Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada." Rocky Balboa








Caros amigos e inimigos leitores,



No fim de semana passado, recebi um texto interessante que alimentou um debate "Socialismo X Capitalismo". Não sei se o fato realmente aconteceu mas, independentemente do fato ser real, ele ilustra bem e em poucas palavras a diferença entre o Socialismo Capitalismo segue o texto publicado no site Adrenaline:











“Socialismo X Capitalismo” Professor reprovou classe inteira 




*"Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. 


Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou. Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.
1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;


2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação."


*Texto publicado no site Adrenaline(Clique no nome do site para ver a publicação original) no tema de discussão Socialismo X Capitalismo

Fonte : Fonte desconhecida internet.




Como pudemos ler no texto, o capitalismo - mesmo que tenha suas falhas - ele premia a meritocracia e premia quem faz como no exemplo da faculdade quem estuda e se dedica consegue notas mais altas por ter aprendido mais e, fazendo uma analogia para a vida, no capitalismo quem se esforça mais e se dedica, certamente ganhará mais, terá cargos mais altos e, por consequência, terá os melhores salários.
Enquanto que no Socialismo, a aparente "justiça" que reparte o dinheiro de quem mereceu ganhar mais com quem nada produziu. Será que  realmente o socialismo é justo?
É justo ver um país se tornar socialista e dividir tudo com quem nada faz?Será que um país poderá ir para frente e melhorar a vida do seu cidadão simplesmente dividindo coisas de quem produziu com quem nada fez?
Será que é justo criar os Bolsas Famílias da vida como acontece na Ilha da Fantasia sem que os beneficiados tenham a contrapartida de aprender a pescar seu peixe?
Chega um ponto que as pessoas que produzem, vão ver como no exemplo do texto acima, que não vale a pena estudar e tirar notas boas e beneficiar que não estuda porque estes sabem que no fim, quem estuda irá beneficiar a todos e quem deixou de estudar não faz isso. Economicamente, podemos imaginar que o futuro de  um país socialista não será dos melhores porque o cidadão estará habituado que tudo o Estado proverá uma vez que não há incentivo a produzir.
O  Estado deve interferir minimamente, não deve ser o "pai de todos". O Estado deve prover garantir a Segurança, Saneamento básico.
Coisas que pergunto, se o Socialismo se valeu de ditaduras  como por exemplo, na antiga URSS(União Soviética), Alemanha Oriental, Cuba e atualmente na Venezuela, além de inúmeros outros países?
Engraçado é ver Socialistas defenderem tanto o Socialismo mas usam roupas de marca, SmartPhones, carro do ano e tudo mais?
Se o Socialismo é tão bom,porque nos países que eram da "Cortina de ferro" os dirigentes tiveram uma vida faustosa e residiam e bairros exclusivos onde o povo não entrava e consumiam tudo do bom e do melhor que o capitalismo oferece?
Um ex-presidente da Ilha da Fantasia poderia explicar a história de seu sitio e do tríplex que são de luxo a qual tenta esconder a propriedade? Ele não é Socialista? Então porque usufruir de bens tipicamente capitalistas?
Gostaria que explicassem porque os cidadãos que fogem dos países socialistas vão para os países capitalistas? Países capitalistas onde você pode ir  onde quiser, quando quiser e a qualquer hora para o lugar que desejar e ir visitar os países que quiser?
Porque os países Socialistas não estão bem economicamente e não se vê prosperidade nestes países? Será que existe resposta para isso?
Porque será que o Capitalismo, que os Socialistas dizem odiar é tão querido por tantos?



Blog Opinião do Franco Barni, há três anos conquistando leitores no Brasil e no mundo!










Twitter: @FrancoBarni


Instagram:francobarni68

*Franco Barni

*Franco é jornalista há 22 anos, foi colaborador Jornal Correio Mariliense,escreve no Jornal de Lins (clique no nome do jornal para acessar), foi colunista do Correio de Lins, Jornal da Moóca e Revista Tatuapé. Trabalhou na AgipLiquigás do Brasil como Assessor de Comunicação Social. Para conhecer meu currículo em detalhes, clique aqui


© 2017 Blog do Franco Barni | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Divulga Lins | Designer Alêxs Silva











Nenhum comentário :